25 de jan de 2016

Como obter a atenção dos alunos durante as aulas ?

Encontrei no blog Alfabetização Consiente umas dicas bem interessante para manter a atenção dos alunos durante as aulas.
Veja o texto original clicando aqui.

1. Mostre para a criança que você precisa da atenção dela, que você se importa com o seu aprendizado, por isso "pega tanto no seu pé"!

2. Solicitar que coloquem embaixo da carteira todo o material, devendo ficar com as mãos vazias. Levantar a cabeça, sentar-se ereto e sempre olhar para você. Neste momento mantenha contato visual com as crianças que se distraem mais facilmente, se possível se aproxime delas durante a sua fala.

3. Combine com eles um sinal para quando eles precisarem largar tudo e prestar atenção em você, pode ser: apagar as luzes, um sinal de apito leve, bater palmas três vezes, etc. "Isso vai ajudar as crianças a quebra de seu foco em tudo o que estavam fazendo e transferi-lo para você e o que você tem a dizer.", segundo Fleming Sandy do "How Do To Things.com".

4. Colocar uma dose de humor no início de suas explicações ajuda a criança a se interessar pelo que você tem a dizer, fazer conexões com conhecimentos prévios e questioná-los também ajuda.

5. Recompensá-los pelo foco e atenção que mantêm nas aulas. Para algumas pessoas isto é visto como suborno, não sendo recomendado. Mas eu acredito que apelando para o bom senso não há nada de errado. Uma dica importante, não recompense toda hora. Faça isso quinzenalmente ou mensalmente. Também dê prêmios que sejam utéis para usar em sala de aula, nada de doces. Costumo confeccionar lápis com ponteiras e giz de cera em formatos diferentes (clique aqui e
aqui), mas também há inúmeras opções em papelarias e não custam muito, como: bloquinhos de nota e borrachas coloridas. Mas a primeira opção é mais barata, pois são materiais que a própria escola pode disponibilizar.

6. Ter muuuita paciência! Mas muita mesmo, porque mesmo seguindo todas essas regras ainda haverá criança distraída: mexendo na unha, olhando para o teto, mexendo nos lápis, etc... Mas você ainda tem a opção de fazer de conta que não está vendo, e continuar, você consegue?!


Eu canto... danço... bato palma... mudo a voz... falo baixinho.... mas tem hora que só funciona quando peço para desligar os monitores.
Ocorreu um erro neste gadget

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...