O Google Drive é uma ferramenta tão poderosa que mesmo os usuários mais experientes se pegam vez ou outra descobrindo uma nova funcionalidade ou atalho! Fizemos então uma superseleção de sete truques imperdíveis, que você não sabia e não vai mais poder viver sem. Confira!

1 – Converse enquanto edita

Se estiver editando um documento em conjunto com um ou mais colegas, pode ser que no meio do trabalho queiram saber a opinião do outro sobre o que está sendo feito. Em vez de ficar inserindo textos de cores diferentes para sinalizar um comentário, você pode simplesmente clicar na ferramenta no canto inferior direito da sua janela e abrir um chat entre os participantes.

2- Anexe diretamente do Drive

Nada mais natural que Gmail e Google Drive tenham uma sincronicidade entre si, certo? O que muita gente não sabe é que é possível inserir arquivos do Drive diretamente no e-mail que está sendo escrito, como um anexo. Como o arquivo já está na nuvem, a etapa do upload é dispensada, o que salva um tempo precioso. Também é possível enviar anexos muito maiores, de forma muito mais ágil.

3- Recupere as versões anteriores

Nem as informações deletadas acidentalmente no Google Drive estão perdidas. Se você está editando um documento e de repente se dá conta que vai precisar daquele parágrafo que apagou ontem, não há nada a temer. Aperte Ctrl + Alt + Shift + G, e um painel se abrirá do lado direito da tela, mostrando todas as versões do documento feita até 30 dias atrás. Em documentos escritos em conjunto, cada alteração é marcada por autor, facilitando ainda mais o trabalho.

4 – Personalize suas pastas

A forma de organização dos arquivos no Google Drive você já conhece. Mas você sabia que é possível atribuir às pastas cores diferentes? Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer pasta e escolher “alterar cor”, para facilitar a identificação das pastas. Ou então agrupar as pastas de função e uso semelhantes na mesma cor, tornando tudo mais fácil de usar. O que você achar mais adequado!

5- Converta seus arquivos

Se você costuma guardar no Drive muitos arquivos pesados em formato PDF, saiba que existe uma alternativa melhor. Indo até o botão em forma de engrenagem e escolhendo “Configurações de upload”, você verá a opção “Converter texto de PDF e arquivos de imagens enviados”. Com esta opção, o Drive pode escanear seus arquivos e transformá-los em documentos editáveis.

6- Carregue imagens rapidamente

Para guardar uma imagem em um documento no Google Drive, você vai até o menu Inserir e depois clica em imagem? Também existe um jeito mais fácil de fazer isso! Basta encontrar uma imagem no seu computador e arrastá-la até o local que deseja que ela fique no documento. Alguns instantes e lá está ela, junto ao seu texto. Ainda é possível mudar o tamanho da imagem e o seu alinhamento.

7- Pesquise sem sair da página

Quer saber em que ano nasceu aquela cantora, mas está com “preguiça” de abrir uma nova aba e ir até o Google? Seus problemas acabaram! Experimente clicar no menu Ferramentas e depois em Pesquisar. Um painel irá se abrir à sua direita, com uma caixa de pesquisa. Digite um termo, passe o mouse em cima de um dos links, clique em “visualizar” e divirta-se.